António Costa destacou, esta terça-feira, o arranque da Jornada Mundial da Juventude: numa publicação na rede social ‘Twitter’, o primeiro-ministro desejou “a todos” um excelente evento e indicou que este “é o momento dos jovens olharem para o mundo” e “perceberem que os desafios que se colocam à humanidade são fundamentais para a sua geração”.
“Neste primeiro dia da JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o Papa Francisco”, referiu António Costa, salientando que a “chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso”.
“Este é o momento dos jovens olharem para o mundo e, com mais ou menos fé, perceberem que os desafios que se colocam à humanidade são fundamentais para a sua geração. Como já disse aos voluntários da JMJ, agarrem o mundo nas vossas mãos, como estão a agarrar esta Jornada”, frisou.
Neste primeiro dia da #JMJ2023 quero desejar a todos uma excelente Jornada Mundial da Juventude. Para #Portugal é uma honra acolher este grande evento e receber, a partir de amanhã, o @Pontifex_pt. A chamada do Papa aos jovens de todo o mundo para a reflexão tem um valor imenso. pic.twitter.com/PiaLI3Ypze
— António Costa (@antoniocostapm) August 1, 2023
Recorde-se que mais de um milhão de pessoas são esperadas a partir de hoje em Lisboa. A missa de abertura da jornada será celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa às 19h30, no Parque Eduardo VII.
As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).
A JMJ, que é o maior acontecimento da Igreja Católica, tem cinco línguas oficiais: português, francês, inglês, espanhol e italiano. Esta jornada nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II (1920-2005), após um encontro com jovens em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.














