Já se sabe quem são os mais ricos da China

Jack Ma, fundador do Alibaba, lidera a lista da Forbes China pelo segundo ano consecutivo, com uma fortuna avaliada em 38,2 mil milhões de dólares.

Mais de metade dos que fazem parte da lista da Forbes China viram a sua riqueza aumentar face ao ano passado e um quarto viu a fortuna diminuir. Jack Ma, que deixou o cargo de presidente da gigante chinesa de comércio electrónico Alibaba em Setembro, viu a sua fortuna subir para 38,2 mil milhões de dólares em 2019, de 34,6 mil milhões em 2018. “O crescimento económico da China pode estar a diminuir, mas os empresários experientes continuam a encontrar formas de criar novos negócios e fortunas”, disse Russell Flannery, editor-chefe da Forbes China. “O acesso ao mercado de capitais também ajudou notavelmente”.

A economia chinesa tem enfrentado alguns ventos contrários à medida que a guerra comercial prolongada com os EUA continua a pesar nas perspectivas de investimento. O crescimento lento da economia doméstica também não está a ajuda. Ainda assim, a riqueza total das 400 pessoas na Lista dos Mais Ricos da Forbes na China este ano subiu para 1,29 biliões de dólares este ano, antes era de 1,06 biliões. O que representa um aumento de mais de 20% face ao ano anterior. Havia 60 recém-chegados à lista deste ano – de notar que apenas aqueles com um património líquido mínimo de mil milhões de dólares poderiam ingressar na lista.

Pony Ma Huateng, da Tencent Holdings, é o número 2 na lista deste ano foi. O magnata empresarial chinês, CEO e co-fundador do conglomerado de tecnologia, viu o seu património chegar a 36 mil milhões de dólares.

O terceiro homem mais rico da China é Hui Ka Yan, presidente do Evergrande Group – um dos maiores promotores imobiliários da China, com um património avaliado em 27,7 mil milhões de dólares.

Aqui estão os 10 mais ricos da China e o respectivo património líquido, de acordo com a Forbes:

1) Jack Ma, fundador da gigante do comércio electrónico Alibaba: 38,2 mil milhões de dólares
2) Ma Huateng, CEO da gigante tecnológica Tencent: 36 mil milhões de dólares
3) Hui Ka Yan, presidente da incorporadora imobiliária Evergrande: 27,7 mil milhões de dólares
4) Sun Piaoyang, presidente da empresa farmacêutica Jiangsu Hengrui Medicine: 25,8 mil milhões de dólares
5) Yang Huiyan, co-presidente da incorporadora imobiliária Country Garden: 23,9 mil milhões de dólares
6) He Xiangjian, fundador do Midea Group, fabricante de electrodomésticos: 23,2 mil milhões de dólares
7) Colin Huang, CEO da empresa de comércio electrónico Pinduoduo: 21,2 mil milhões de dólares
8) William Ding, CEO da empresa de jogos online e móvel NetEase: 17,2 mil milhões de dólares
9) Qin Yinglin (e família), presidente da empresa de criação e distribuição de porcos Muyuan Foodstuff: 16,6 mil milhões de dólares
10) Zhang Yiming, CEO da empresa de tecnologia ByteDance: 16,2 mil milhões de dólares

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Nescafé Dolce Gusto abre casa pop-up só para amantes de café
Automonitor
SEAT Mii electric quase a chegar