pub

Já levantou voo o primeiro avião de passageiros do mundo movido a hidrogénio

O primeiro avião de passageiros do mundo movido a hidrogénio completou, esta quinta-feira, o seu voo inaugural em Inglaterra, o que constitui mais um avanço para impulsionar voos de baixas emissões, de acordo com a a ‘CNBC’.

A aeronave ‘Piper’, da ZeroAvia, com capacidade para seis pessoas, que foi adaptada com um dispositivo que combina hidrogénio e oxigénio para produzir eletricidade, realizou descolagem, circuito completo e aterragem no aeroporto de Cranfield, esta quinta-feira.

A ZeroAvia revelou que a viagem, descrita como um «voo de um avião comercial movido a combustível de hidrogénio», é uma «inovação mundial». O voo foi realizado no local de pesquisa e desenvolvimento da empresa, no Aeroporto de Cranfield em Inglaterra, no norte de Londres. O aeroporto é propriedade da Cranfield University.

«Embora algumas aeronaves experimentais movidas a hidrogénio tenham já realizado voos, o tamanho deste avião disponível comercialmente mostra que os passageiros (que pagarem) podem embarcar num voo de zero emissões muito em breve», disse Val Miftakhov, CEO da ZeroAvia, citado pela ‘CNBC’.

A ZeroAvia está a liderar um programa chamado HyFlyer ao lado dos parceiros do projeto Intelligent Energy e do European Marine Energy Center (EMEC). O Objetivo é «descarbonizar aviões de pequeno porte e médio alcance, através da tecnologia do comboio de força para substituir os motores convencionais».

A próxima etapa do projeto HyFlyer será a ZeroAvia trabalhar para realizar um voo de cerca de 400 quilómetros nas Ilhas Orkney, um arquipélago localizado nas águas da costa norte da Escócia continental. O avião vai usar combustível de hidrogênio, numa viagem que se espera que aconteça até ao final de 2020.

A notícia sobre o voo da ZeroAvia termina uma semana em que a gigante aeroespacial europeia Airbus divulgou detalhes de três aviões-conceito movidos a hidrogénio, adiantando que poderiam entrar em serviço em 2035.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...