IVAucher: prazo para validar faturas para contribuintes com rendimentos de categoria B termina hoje

Os contribuintes com rendimentos de categoria B de IRS, ou seja, com atividade aberta, devem classificar as suas faturas até hoje, 24 de setembro, relembrou hoje o Governo em comunicado. Caso os seus rendimentos não pertençam a esta categoria procure confirmar se todas as faturas estão nos separadores certos, garantindo assim que não está a perder dinheiro ao ter faturas de alojamento, restauração e cultura em outras categorias não abrangidas pelo IVAucher.

De acordo com a nota enviada às redações, nos sujeitos passivos com atividade aberta, as faturas relativas aos consumos feitos entre 1 de junho e 31 de agosto em serviços abrangidos pelo programa IVAucher apenas serão elegíveis para o saldo do IVAucher após a classificação da natureza dos consumos como não afetos à atividade profissional.

A classificação de faturas pode ser feita no Portal da Finanças ou na App e-fatura na secção “Resolver Pendências”, à semelhança do procedimento habitual para efeitos de IRS.

Na primeira fase do programa, de 1 de junho e 31 de agosto, os consumidores acumularam cerca de 82 milhões de euros. “Estes 82 milhões de euros estão agora “no bolso” dos contribuintes que adiram ao IVAucher, disponíveis para serem devolvidos sob forma de desconto a partir de 1 de outubro em comerciantes elegíveis nos setores do alojamento, cultura e restauração”, sublinha o Governo.

 

E como pode descontar o seu saldo IVAucher?

Pode começar a utilizar o seu sado do IVAucher a partir do dia 1 de outubro. Para tal, basta fazer consumos nos setores de alojamento, restauração e cultura com um cartão bancário de uma entidade financeira participante e, posteriormente, é devolvido até 50% do valor da fatura na sua conta bancária.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.