ISEG mais otimista que Banco de Portugal e FMI para 2021

O Instituto de Economia e Gestão (ISEG) publicou a sua “Síntese da Conjuntura” para o ano de 2021 e apresentou uma visão mais otimista que Banco de Portugal, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Governo sobre o crescimento do Produto Interno Bruto para este ano.

No documento, o ISEG prevê em primeira análise que o crescimento homólogo no 2º trimestre se deverá situar entre 10% a 15%. Para a totalidade do ano, e com um ato de fé de que “a situação sanitária esteja sob controlo” admite “como mais provável que o crescimento se venha a situar entre 3,5% e 4,5%”.

A instituição universitária fundamenta a sua previsão “na subida acima da média histórica” dos indicadores de Sentimento Económico do conjunto de países da Área Euro (AE19), ainda que em Portugal a recuperação da confiança tenha sido um pouco menos expansiva do que na média da AE19.

No fim de março, Banco de Portugal manteve inalterada a projeção de crescimento para a economia portuguesa em 2021, nos 3,9%. Esta opinião foi partilhada pelo Fundo Monetário Internacional que durante mais um World Economic Outlook projetou o crescimento do PIB português em 2021 para 3,9%, uma atualização dos 6,5% anunciados o ano passado. Este corte do FMI deve-se à vaga da covid-19 que assolou o país durante o primeiro trimestre deste ano.

O Governo seguiu a linha do Banco de Portugal e, em meados de abril, João Leão anunciou que o Ministério das Finanças previa um crescimento do PIB para o ano de 2021 de 4%, um corte de 1,4% face ao estimado no Orçamento de Estado para este ano. “Há uma revisão de 5,4% para 4% e decorre do efeito da terceira vaga que obrigou ao confinamento no primeiro trimestre”, argumentou o ministro das Finanças.

No ano passado, o PIB português encolheu 7,6%. Depois de um segundo trimestre “no fundo do poço”, a economia nacional ainda recuperou ligeiramente no terceiro trimestre com 0,4%, tendo voltado outra vez a afundar 5,4% de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Ler Mais


Comentários
Loading...