ISCTE no grupo das universidades mais sustentáveis do mundo

O ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa participou novamente no UI GreenMetric, um ranking que classifica as universidades mais sustentáveis do mundo relativamente ao seu desempenho ambiental em 2019.

Na edição deste ano, o ISCTE posicionou-se nas primeiras 400 universidades, de um total de 911 instituições de 84 países. O ISCTE é, igualmente, uma das melhores universidades do ponto de vista da sustentabilidade dentro do grupo das instituições que se localizam no centro das cidades: 40ª posição num total de 158 universidades.

O ISCTE destacou-se na categoria Educação e Investigação devido à forte presença da sustentabilidade no ensino e na realização de eventos e iniciativas nesta área. Ao nível do campus, destacou-se ainda na área de Gestão de Resíduos, com a existência de programas de reciclagem e de redução do uso de plástico e no indicador Transportes e Mobilidade, pelo acesso e incentivo à utilização de meios de transporte sustentáveis.

A participação neste ranking integra-se na implementação da recente política de sustentabilidade do ISCTE. Durante o ano de 2019, reforçaram-se as ferramentas de monitorização da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao nível do Ensino e da Investigação, com o alargamento à classificação de dissertações de mestrado. Desenvolveu-se também o plano de ação da dimensão Pessoas no contexto da política de sustentabilidade. O ISCTE garantiu ainda, em 2019, a renovação da certificação ambiental do campus pela norma ISO14001, um reconhecimento internacional atribuído apenas às instituições que garantem o cumprimento e a implementação das melhores práticas ambientais.


Comentários
Loading...