Irão: Petróleo Brent sobe 5% para 87 dólares após novos ataques no Médio Oriente

O preço do petróleo Brent para entrega em setembro subiu hoje quase 5%, superando os 87 dólares por barril, após o anúncio de ataques norte-americanos à cidade portuária de Bushehr, onde fica a única central nuclear do Irão.

Executive Digest com Lusa

O preço do petróleo Brent para entrega em setembro subiu hoje quase 5%, superando os 87 dólares por barril, após o anúncio de ataques norte-americanos à cidade portuária de Bushehr, onde fica a única central nuclear do Irão.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Pouco depois de ter registado uma subida superior a 5%, o preço do barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em setembro, atenuou o aumento para 4,93%, valendo 87,41 dólares (cerca de 76,51 euros), por volta das 10h55 GMT (11h55 em Lisboa).

O preço do equivalente norte-americano, o West Texas Intermediate (WTI), para entrega em agosto, subiu 3,75% para 81,07 dólares.

As duas referências do petróleo bruto atingiram hoje os níveis mais altos desde meados de junho.

O Presidente norte-americano anunciou na segunda-feira no Truth Social que os Estados Unidos assumiriam o controlo do estreito de Ormuz, com a implementação de um novo bloqueio aos portos iranianos, que deverá entrar hoje em vigor, segundo o exército norte-americano.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

O conflito intensificou-se desde a semana passada, quando Donald Trump terminou o acordo de cessar-fogo com o Irão, assinado em 17 de junho, devido aos persistentes ataques de Teerão a navios que navegavam pelo estreito de Ormuz.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.