Irão: Milícia xiita iraquiana reivindica ataque contra tropas dos EUA no aeroporto de Bagdade

Uma milícia xiita iraquiana reivindicou um ataque com drones contra tropas norte-americanas, hoje, no aeroporto da capital do Iraque, Bagdade, numa nova ampliação da retaliação pela morte do líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei.

Executive Digest com Lusa

Uma milícia xiita iraquiana reivindicou um ataque com drones contra tropas norte-americanas, hoje, no aeroporto da capital do Iraque, Bagdade, numa nova ampliação da retaliação pela morte do líder supremo do Irão, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei.


O grupo, Saraya Awliya al-Dam, que reivindicou o ataque, é uma das milícias xiitas que operam no Iraque desde a invasão liderada pelos Estados Unidos em 2003, que derrubou Saddam Hussein.


Os Estados Unidos e o Iraque não comentaram imediatamente a reivindicação do ataque, que acontece no momento em que milícias apoiadas pelo Irão, incluindo o grupo libanês Hezbollah, entraram na guerra iniciada por Washington e Jerusalém contra a teocracia iraniana.


Israel e Estados Unidos lançaram no sábado um ataque militar contra o Irão, para alegadamente “eliminar as ameaças iminentes do regime iraniano”, e Teerão respondeu com o lançamento de mísseis e drones contra bases norte-americanas na região e alvos israelitas.


O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que a operação visa “eliminar ameaças iminentes” do Irão e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, justificou a ação conjunta contra o que classificou como uma “ameaça existencial”.

Continue a ler após a publicidade

O Irão confirmou este domingo a morte do ‘ayatollah’ Ali Khamenei, o líder supremo do país desde 1989, e decretou um período de luto de 40 dias.


Além da morte de Khamenei, Teerão confirmou a morte de várias figuras de topo na hierarquia militar e política do país.


Segundo a organização Crescente Vermelho iraniana, foram registados pelo menos 200 mortos e cerca de 750 feridos.

Continue a ler após a publicidade

Portugal, França, Alemanha e Reino Unido condenaram os ataques iranianos a países vizinhos.


 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.