As ações europeias subiram na sessão de negociações desta quarta-feira, com as esperanças dovish a impulsionarem o mercado antes de uma decisão sobre a política monetária pela Fed.
O último conjunto de dados económicos divulgados registou um PIB positivo e valores de inflação mais baixos, renovando assim o apetite pelo risco e induzindo os investidores a novas compras de ativos na UE.
O índice STOXX-50 ultrapassou assim o nível de resistência a curto prazo, com os preços a desafiarem agora o nível de 4.900 pts, com melhor desempenho das ações tecnológicas e industriais.
Para além da melhoria das condições económicas na zona euro, os investidores estão agora a mudar o foco para o outro lado do atlântico, onde se espera uma decisão da política monetária pela Fed.
Embora nenhum funcionário da Fed tenha dado qualquer indício significativo sobre o próximo passo do FOMC, a última ronda de dados económicos dos EUA mostrou uma maior resiliência da economia e uma menor pressão sobre os preços, o que apoia uma esperança dovish.
O fim de semana será de grande volatilidade, por conta de muita agitação tanto a nível macroeconómico como empresarial. A incerteza persiste na maioria dos mercados e quaisquer surpresas além do esperado nos próximos desenvolvimentos macroeconómicos podem levar a ajustes significativos na ação dos investidores.
Pierre Veyret
Analista da ActivTrades













