Investidores em criptomoedas devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro, alerta banco

«Não têm valor intrínseco.» Questionado sobre a contante subida do preço das criptomoedas, é desta forma que o governador do Banco de Inglaterra responde. Andrew Bailey considera que é necessário estar-se atento à evolução destas moedas digitais e deixa ainda um alerta a todos os que investem: «Comprem-nas apenas se estiverem preparados perderem todo o vosso dinheiro.»

Em declarações reportadas pela CNBC, o governador do Banco de Inglaterra esclarece que, embora não tenham valor intrínseco, as criptomoedas têm o valor que lhes é atribuído pelas pessoas. Ainda assim, em termos práticos, «não têm valor intrínseco», reitera o especialista.

Recorde-se que moedas digitais como a Bictoin, Ethereum ou Dodgecoin têm vindo a bater recordes ao longo dos últimos meses, mas nem sempre foi assim. Em 2017, por exemplo, a Bitcoin chegou aos 20 mil dólares para cair para 3.122 dólares apenas um ano depois. Nada garante que o mesmo não acontecerá agora, mas com valores ainda mais elevados.

Já em janeiro, a Financial Conduct Authoriy (FCA) do Reino Unido tinha deixado um alerta semelhante: “Investir em criptoativos, ou investimento e empréstimos a eles associados, geralmente envolve um risco muito grande com o dinheiro dos investidores”, indicava o organismo supervisor.

As vozes a favor da Bitcoin, por exemplo, veem-na como uma forma de armazenar valor, tal como o ouro, tendo em conta a escassez do ativo em questão: apenas 21 milhões de bitcoins podem ser mineradas. No sentido inverso, os mais céticos, olham para este mercado como uma potencial bolha à espera de rebentar.



Comentários
Loading...