
Investidores aproveitam turbulência financeira para comprar ações com desconto. “O apetite pelo risco está a aumentar”, diz analista
Os índices de referência das ações europeias subiram pelo segundo dia consecutivo na sexta-feira, no final de uma semana tempestuosa, com os investidores a comprar a queda provocada pela turbulência de curto prazo nos mercados.
O apetite pelo risco está a aumentar, depois dos investidores aproveitarem a oportunidade devido aos receios de um risco sistémico gerado pelo SVB, para comprar ações a preços com desconto.
O pânico foi substituído por um sentimento de alívio, pois os bancos centrais, incluindo a Reserva Federal Federal e o SNB, bem como outras instituições financeiras privadas, como JP Morgan e o Citigroup, que demonstraram apoio ao setor financeiro para evitar mais falências e trazer de volta a confiança aos mercados.
Os investidores também analisaram o último discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, depois desta anunciar um aumento de 50 pb na taxa, reafirmando que os bancos europeus permaneceram resilientes e que o aperto monetário não seria uma ameaça para a economia da zona do euro como um todo, embora tenha alertado sobre a possibilidade de uma estagflação dentro da zona do euro.
Tecnicamente, a maioria dos benchmarks de ações registou fortes recuperações sobre os principais níveis de suporte (última sobreposição superior + correção de 23,6% do rali de janeiro). No curto prazo, o STOXX-50 quebrou a linha de tendência de baixa iniciada em março, abrindo portas para novas altas em direção a 4170,0 pts, 4.205,0 pts e 4.260,0 pts.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades