Inteligência ucraniana frustra atentado russo em Kiev: mulher é detida com bombas num café em operação de ‘bandeira falsa’

Segundo o SBU, os serviços de inteligência russos planeavam detonar os dispositivos remotamente durante o horário de pico para causar o maior número de vítimas possível

Francisco Laranjeira
Julho 24, 2025
16:19

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) revelou ter impedido um ataque terrorista no centro de Kiev na noite desta quarta-feira: de acordo com a polícia ucraniana, uma mulher que tentava plantar dois artefactos explosivos improvisados num dos cafés de Kiev foi detida.

Os explosivos tinham aproximadamente 1,5 kg em equivalente de TNT. Segundo o SBU, os serviços de inteligência russos planeavam detonar os dispositivos remotamente durante o horário de pico para causar o maior número de vítimas possível.

“Os agentes do SBU descobriram o plano do inimigo e apanharam a suspeita em flagrante quando ela entrou no café com IED escondidos na sua bolsa”, informou o serviço de imprensa do SBU, acrescentando: “De acordo com a investigação, o ataque foi encomendado pela Rússia e executado por uma moradora de Kiev que havia sido recrutada pelos ocupantes para cometer um ato terrorista sob uma ‘bandeira falsa’. A mulher estava convencida de que supostamente estaria a cumprir uma missão do SBU.”

O SBU documentou que a mulher recebeu a geolocalização do local pretendido para o ataque do seu agente russo. Foi ainda apreendido o telemóvel, que continha provas dos seus vínculos com os russos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.