Infraestruturas de Portugal aplica 880 mil euros na reabilitação do túnel de Bagaúste na Linha do Douro

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai investir 880 mil euros na reabilitação e reforço de segurança ferroviária do túnel de Bagaúste, na Linha do Douro, concelho do Peso da Régua, anunciou hoje a empresa.

A IP referiu, em comunicado, que já iniciou a empreitada de renovação estrutural do túnel, localizado ao quilómetro 107,287 da Linha do Douro.

A empresa explicou que a intervenção inclui a “limpeza e tratamento do betão das bocas de entrada e saída do túnel e a colocação de sistema de drenagem nos muros tímpano e de retorno das bocas de entrada e saída”.

Os trabalhos preveem ainda a “lavagem integral da estrutura interior do túnel, reparação, barramento e impermeabilização das zonas da estrutura em betão armado e colocação de drenagem vertical, bem como a estabilização das zonas de blocos do maciço natural através de um sistema de travamento composto por perfis metálicos de suporte”.

A Infraestruturas de Portugal referiu que a obra representa um investimento de 880 mil euros.

Esta empreitada, segundo a IP, insere-se no plano de manutenção de túneis ferroviários da Infraestruturas de Portugal para o ano de 2022.

“Estas intervenções visam assegurar a observância dos índices de fiabilidade, comportamento e operação de modo a garantir a disponibilidade de uma infraestrutura com os adequados níveis de conforto e segurança para o transporte ferroviário”, explicou a empresa.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho, ao longo de 171,522 quilómetros.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.