‘Influencer de Deus’ é canonizado hoje pelo Papa Leão XIV: quem é o ‘santo das calças de ganga’?

Foi beatificado em 2020, depois de a Igreja Católica ter reconhecido como primeiro milagre a cura de um menino de Campo Grande, cidade do estado brasileiros de Mato Grosso

Executive Digest Contents
Setembro 7, 2025
8:15

O Papa Leão XIV preside este domingo à cerimónia de canonização de Carlo Acutis, o jovem italiano falecido em 2006, com 15 anos, vítima de leucemia. Conhecido como o “influencer de Deus”, destacou-se pela espiritualidade, pelo testemunho de vida vivido na doença e pela utilização das tecnologias digitais como veículo de esperança.

Foi beatificado em 2020, depois de a Igreja Católica ter reconhecido como primeiro milagre a cura de um menino de Campo Grande, cidade do estado brasileiros de Mato Grosso. A 23 de maio de 2024, o Papa Francisco, através do Dicastério para a Causa dos Santos, reconheceu o milagre atribuído à intercessão do Beato Carlo Acutis, passo importantíssimo rumo à canonização.

No segundo milagre atribuído ao beato, reconhecido no ano passado, ele curou uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022.

O padre Ricardo Figueiredo, autor do livro ‘Não eu, mas Deus – Biografia Espiritual de Carlo Acutis’, explica que a canonização do primeiro santo ‘millennial’, este domingo, “é um sinal de que a santidade é para todos os tempos”.

“Muitas vezes aconteceu, ao longo da história da Igreja, quem está num determinado tempo achar que os santos são uma coisa do passado. Basta pensarmos em São Gregório Magno quando escreve os diálogos sobre São Bento, exatamente a mostrar como no tempo dele havia histórias de santidade”, disse o sacerdote do Patriarcado de Lisboa, em entrevista à ‘agência ECCLESIA’.

Carlo Acutis nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália); o padre Ricardo Figueiredo salienta que é testemunha de alguém que “vive nesta transformação com o computador, com a informática, numa escola, num grupo de amigos, a jogar Playstation, com os jogos típicos de quem nasce naquela altura, desde as figuras do Pokémon e tantas outras figuras”.

A forma de vestir de Acutis, sobretudo o uso frequente de calças de ganga, sapatilhas e mochilas, como qualquer jovem, tornaram-no um exemplo acessível e real e deu origem a que seja também conhecido como o “santo de calças de ganga”.

O Vaticano pendurou, na passada quinta-feira, uma imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro, como parte da preparação para a cerimónia de hoje. A Santa Fé também divulgou que vai lançar um selo especial do jovem para celebrar sua canonização.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.