Inditex já responde por 2,5% do setor no mundo. Vendas online duplicaram em três anos

O forte crescimento da Inditex, grupo espanhol que detém marcas como a Zara. na internet e o seu compromisso em chegar a 200 mercados este ano com todas as suas marcas permitiu-lhe atingir uma participação de mercado de 2,5%, em termos globais

Segundo dados do Euromonitor, recolhidos num relatório do Barclays, a têxtil espanhola só é superada pelo gigante norte-americano TJX, cuja presença internacional é muito menor, mas que tem uma quota total de 3,4%.

Os números de vendas online da Inditex dispararam nos últimos anos. Em 2013, a empresa presidida por Pablo Isla atingiu um volume de negócios de 553 milhões de euros através da Internet; três anos depois atingiu quase 1.800 milhões e no último ano atingiu os 3.960 milhões de euros.

Em apenas três anos mais do que duplicou. Assim, se há sete anos o negócio de internet representava apenas 3% do volume de negócios total do grupo, agora já representa 14% e a previsão é que suba para 25% em apenas dois anos.

As mais recentes mudanças no panorama mundial mostram que a Inditex ficou com três décimos de quota da sua concorrente sueca H&M, que detinha 2,2% no final do ano passado, e oito da gigante japonesa de Fast Retailing, proprietária da Uniqlo.

E com tudo isto, a norte-americana Gap já perdeu terreno ficando-se pelos 1,3%, assim como a Associated British Food, detentora da Primark que não além de 1,2%, e ainda a C&A com 0,8%, entre as redes mais conhecidas internacionalmente.

Segundo o relatório sobre a indústria têxtil mundial, a H&M tem mais potencial de crescimento no campo do comércio ‘online’ do que a concorrente Inditex devido à sua presença limitada neste campo. A sueca só está em 51 mercados (com ‘offline’ em 74 países).

“A presença ‘online’ limitada da H&M significa que o grupo ainda tem perspetivas de crescimento atraentes em novos mercados. Além disso, acreditamos que a H&M está bem posicionada para ganhar participação de mercado nos mercados existentes, graças ao seu posicionamento de preço mais baixo”, diz o banco.

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