A incursão na Polónia de dois helicópteros bielorrussos foi um movimento deliberado com a intenção de provocar Varsóvia, segundo denunciou, esta quinta-feira, o jornal polaco ‘Onet’ – a provocação de Minsk levou as autoridades locais a enviar mais tropas para a sua fronteira com a Bielorrússia.
Varsóvia negou, numa fase inicial, os rumores de violações do espaço aéreo por helicópteros, na passada terça-feira, tendo depois explicado que a passagem da fronteira ocorreu na área de Bialowieza a uma altitude muito baixa, o que dificultou a deteção pelos sistemas de radar.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco confirmou a violação do espaço aéreo na passada terça-feira, tendo convocado elementos da embaixada bielorrussa para “explicar imediatamente o incidente”, considerando a violação como “um elemento para aumentar a tensão no conflito polaco-bielorrusso na fronteira”.
Mariusz Blaszczak, ministro da Defesa da Polónia, convocou uma reunião do Comité de Segurança Nacional e Assuntos de Defesa para discutir o incidente. A Polónia garantiu que iria aumentar o número de tropas a patrulhar a fronteira, salientando que notificou a NATO sobre o incidente.
O Ministério da Defesa da Bielorrússia disse que as acusações eram “rebuscadas” e inventadas pela Polónia para justificar o aumento de forças na fronteira. As tensões aumentaram entre Minsk e Varsóvia depois de um grupo de mercenários Wagner na Bielorrússia ter-se aproximado da fronteira em julho.














