pub

Incidência cumulativa da Covid-19: Portugal em décimo lugar a nível europeu

Portugal regista atualmente uma incidência cumulativa elevada de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, que o coloca em décimo lugar a nível europeu, segundo explicou esta segunda-feira, a diretora geral da saúde, Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa.

«Relativamente à Europa, a incidência cumulativa de novos casos por 100 mil habitantes coloca Portugal em décimo lugar, mas convém referir que estas posições são muito mutáveis e variam diariamente,», alerta a responsável.

Na mesma ocasião Graça Freitas traçou o cenário vivido em Portugal nos vários indicadores, nomeadamente também no que diz respeito ao número de testes PCR realizados, que já ultrapassou, desde o início da pandemia, os quatro milhões.

Destes, um milhão foi realizado «no último mês», um reflexo, segundo a especialista, do aumento da capacidade de testagem em Portugal. «Do total de testes 15,3% são positivos», disse também a diretora geral da saúde.

«Todos os indicadores que resumi refletem uma atividade epidémica intensa, fruto dela tivemos de melhorar os nosso sistemas de informação», pelo que Graça Feitas anuncia a entrada hoje em funcionamento do BI SINAVE, uma plataforma de reforço do sistema de vigilância já existente.

Portugal registou hoje o número máximo de mortes diárias por covid-19 ao contabilizar mais 91 óbitos nas últimas 24 horas e contabilizou mais 3.996 novos casos de infeção, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de internamentos hospitalares por covid-19 ultrapassou, pela primeira vez, os três mil casos (3.040).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 3.472 mortes e 255.672 casos de infeção pelo novo coronavírus, continuando a região Norte a ser a mais afetada tanto em número de mortes (44) como em novos casos (2.063).

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...