Incerteza económica? Este é o melhor momento para investir em diamantes

Dentro de 50 anos, poderá deixar de haver diamantes. Este é um dos motivos que leva a Moon Diamonds, uma das maiores empresas de importação e exportação deste tipo de pedras preciosas, a afirmar que agora é a altura ideal para investir. Junta-se ainda outro argumento de peso: os diamantes são bens que duram para sempre e que, à partida, não perderão valor.

Tempos de incerteza como aqueles que se vivem actualmente poderiam ser, porém, os menos óbvios para investir em diamantes. Mas é isso mesmo que a Moon Diamonds tem visto acontecer: segundo indica o jornal El Economista, regista-se um aumento da compra e venda de diamantes e não será tendência exclusiva desta crise. Historicamente, quando a economia começa a dar sinais negativos, o negócio dos diamantes cresce – o mesmo acontece, lembra o jornal espanhol, com outros materiais como o ouro, joalharia ou relógios.

Identificada a oportunidade de negócio, resta decidir como avançar com o investimento. De acordo com a Moon Diamonds, o primeiro passo é analisar a pureza do diamante com a ajuda de uma lupa que aumente a pedra em 10 vezes. Esta análise permite descobrir potenciais impurezas no interior do diamante.

Segue-se um exame detalhado à cor da pedra, fazendo a comparação entre o diamante cujo valor se quer avaliar e uma escala pré-definida de cores. «Quanto mais incolor (excepto branco) for, mais alto será o seu preço», explica Ana Vítores, directora Criativa da Moon Diamonds. À lupa, os diamantes com cor, e por isso mais baratos, apresentam habitualmente um tom amarelo. Por outro lado, os mais valiosos são totalmente brancos.

O passo seguinte para determinar o preço de um diamante envolve uma análise ao tamanho, polimento e simetria, sendo que existem diferentes formatos possíveis. Por fim, verifica-se o peso da pedra e a respectiva eflorescência (processo que permite perceber quão translúcido é o diamante).

Há que ter em conta ainda outro factor: se se trata de um diamente individual ou de uma joia. Se estivermos perante um colar de ouro e diamante, o preço poderá variar significativamente consoante o preço do ouro no momento.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...