Iberdrola promove reforma antecipada de 180 colaboradores com 58 anos ou mais

A Iberdrola facilitará a aposentadoria antecipada voluntária de 180 trabalhadores com 58 anos ou mais, que receberão 80% do salário, a cobertura da tarifa de energia elétrica e 80% das contribuições que a empresa fizer ao plano de previdência.

A empresa confirmou à Efe a implementação desta iniciativa, cujo custo será assumido integralmente pela Iberdrola, sem acarretar qualquer custo para a Segurança Social.

A Iberdrola conta com 9.587 funcionários em Espanha, sendo que a força de trabalho global é de 35.217, segundo dados da concessionária de energia elétrica no final de 2019 que estuda. no final de cada ano, a hipótese de oferecer este tipo de aposentadoria antecipada voluntária, face aos resultados então obtidos.

Esta iniciativa surge um dia após a Endesa anunciar um acordo com os seus sindicatos maioritários para conseguir a saída voluntária de um máximo de 1.200 trabalhadores do seu quadro, através de despedimentos voluntários durante os próximos quatro anos.

Conforme detalhado pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), para realizar este corte, será reservada uma dotação de 390 milhões de euros e, conforme publicado hoje pelo ‘Expansión’, os trabalhadores afetados (800 da área de distribuição e 400 da áreas corporativas) têm mais de 50 anos. 


Comentários
Loading...