Iberdrola: Norges Bank consolida posição como 3.º maior acionista da empresa de energia

O Norges Bank, o maior fundo soberano do mundo, tem vindo a aumentar a sua presença na Iberdrola. De 2.998% para 3.025%, é agora o terceiro acionista maioritário da empresa de energia, segundo o portal ‘Estrategias de Inversión’.

O reforço levado a cabo pelo fundo consiste agora em mais de 194 milhões de ações da Iberdrola e a preços de mercado pela sua participação de cerca de dois milhões de euros.

A Qatar Investment Authority mantém os seus 8,69% da empresa e a norte-americana BlackRock continua presente como investidor institucional com 5,23%.

O Norges Bank mantém, assim, o seu compromisso com a empresa presidida por Ignacio Sánchez Galán, não obstante o decorrer da investigação judicial no Tribunal Nacional acerca dos pagamentos ao Cenyt.

Desde janeiro passado que os gestores dos fundos tinham vindo a realizar algumas operações de venda de ações.

A imprensa associou essas ordens ao processo penal que, na semana passada, deu mais um passo, quando o juiz do ‘Caso Tandem’ concordou em investigar o presidente e o seu número dois pela relação da Iberdrola com a empresa do ex-comissário José Manuel Villarejo.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.