pub

Iberdrola dá salto gigante nos EUA com compra da PNM por 3,7 mil milhões

O conselho de administração da Avangrid, subsidiária da Iberdrola nos Estados Unidos, aprovou a aquisição da PNM Resouces, um dos grandes grupos elétricos dos estados do Novo México e Texas, avança o ‘Expansion’.

A transação, avaliada em 4.3 mil milhões de dólares (3.7 mil milhões de euros), recomendada pelo conselho de administração do PNM, vai avançar sob a forma de fusão. O valor implícito da empresa será, aproximadamente, 8,3 mil milhões de dólares, considerando a dívida líquida mais ajustes de aproximadamente 4 mil milhões de dólares.

O preço de compra representa um prémio de 10% sobre o preço das ações da PNM esta terça-feira, e 19,3% sobre o preço médio das ações da PNM durante os 30 dias anteriores.

A combinação de Avangrid e PNM, com aproximadamente 4,1 milhões de pontos de abastecimento, uma base de ativos regulada de aproximadamente 14,4 mil milhões de dólares, mais de 168 mil km de redes de distribuição e transmissão e cerca de 10,9 gigawatts de capacidade instalada (em 2019), vai acelerar o crescimento do grupo Iberdrola nos Estados Unidos.

O acordo entre Avangrid e PNM está ainda sujeito à aprovação dos acionistas da PNM. Visto que a PNM e as filiais operam num setor regulado, as autorizações serão exigidas ao nível estadual mas também ao nível federal. A previsão é que este processo seja encerrado em 2021.

O Novo México e o Texas são estados já conhecidos da Iberdrola. Atualmente possui 1.900 MW renováveis ​​e 1.400 MW no seu portefólio, sendo que também já iniciou a sua atividade comercial no Texas.

A PNM Resources, cotada na Bolsa de Valores de Nova York, é uma empresa de energia integrada com sede em Albuquerque, Novo México. Em 2019, por meio de suas subsidiárias reguladas PNM e TNMP,  tinha 2,8 gigawatts (GW) de capacidade instalada, fornecia eletricidade a aproximadamente 790 mil pontos de abastecimento e distribuía um total de 14,9 terawatts-hora (TWh) no Novo México e Texas .

A PNM tem uma capitalização de mercado de cerca de 3.926 milhões de dólares, um valor de 7.480 milhões e um EBITDA de 586 milhões no final de 2019.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...