Iberdrola anuncia investimento de 75 mil milhões em energias renováveis

A Iberdrola prepara-se para investir 75 mil milhões de euros na produção de energia renovável e no negócio de retalho, até 2025. A empresa espanhola espera capitalizar a procura crescente a nível global por energias mais amigas do ambiente, segundo adianta esta quinta-feira em comunicado.

«Depois de 20 anos a antecipar a transição energética, o nosso modelo de negócio posiciona-nos enquanto agente-chave na transformação do tecido industrial», afirma Ignacio Galán, chairman da Iberdrola. De acordo com o responsável, a experiência, a força financeira e o compromisso da companhia com a sociedade são os pilares necessários para avançar com uma estratégia de longo prazo.

Dos 75 mil milhões de euros a investir até 2025, 90% (68 mil milhões de euros) serão orgânicos, garante ainda a Iberdrola, sublinhando que mais de metade do crescimento orgânico terá como destino as energias renováveis e que 40% irá para as redes.

Também até 2025, a Iberdrola pretende duplicar a sua capacidade, chegando aos 60GW – o que compara com os 32GW registados no ano passado. Por essa altura, o portefólio da empresa deverá dividir-se entre energia eólica onshore (26GW), energia eólica offshore (4GW), energia solar (16GW) e energia hídrica (14GW).

A Iberdrola anuncia ainda um aumento de 60% nos investimentos em Espanha, que passará a responder por 21% do total de investimentos do grupo. Mais de 7 mil milhões de euros serão alocados a energias renováveis e mais de 4,5 mil milhões a redes.


Comentários
Loading...