Iberdola e Total formam aliança para investir em mega parque de energia eólica

Entre 800 e 1.000 MW. É esta a capacidade do mega parque eólico offshore que a Iberdrola e a Total querem conquistar. As duas empresas formaram uma aliança tendo em vista a licitação do empreendimento Thor, localizado ao largo da Dinamarca e considerado um dos maiores do Mundo no que à produção offshore diz respeito.

A Europa Press avança que a espanhola Iberdrola e francesa Total formaram uma joint-venture que entretanto foi selecionada pela Agência Dinamarquesa de Energia para participar no leilão do parque eólico Thor. O resultado do concurso deverá ser conhecido apenas no final deste ano.

«O desenvolvimento continuado da energia eólica offshore é vital para conseguir alcançar um Mundo descarbonizado e Thor será um projeto de grande relevância para a transição energética da Dinamarca», refere Jonathan Cole, diretor global de energias eólicas offshore da Iberdrola. Citado pela mesma agência noticiosa, sublinha que a empresa já tem projetos semelhantes no Mar do Norte e no Báltico, pelo que conta com a experiência necessária para gerir o parque Thor.

Do lado da Total, o diretor da petrolífera na Dinamarca adianta que a ambição da empresa passa por ser neutra em carbono em 2050, bem como desempenhar um papel importante na transição energética da Europa. «A nossa participação na licitação do Thor está em linha com esta ambição», afirma Martin Rune Pedersen.


Comentários
Loading...