O suíço Ernesto Bertarelli, de 54 anos, cuja fortuna de 18,1 mil milhões de dólares da família deriva principalmente de produtos farmacêuticos, adquiriu uma participação de 3,4% na Aston Martin Lagonda Global Holdings, de acordo com a Bloomberg.
A fortuna da família Bertarelli aumentou significativamente quando vendeu a fábrica de medicamentos para a fertilidade, como o Serono, à gigante faramacêutica Merck KGaA por 8,6 mil milhões de dólares, em 2006, segundo o Índice de Bilionários da Bloomberg. A maior parte dos recursos foi reinvestida na empresa familiar Waypoint, com sede em Genebra, cujos ativos incluem imóveis comerciais em Londres e na Suíça e um fundo de risco com foco em tecnologia, o Forestay Capital.
A fabricante automóvel britânica de luxo, mais conhecida por produzir carros para os espiões britânicos em vários filmes, tem enfrentado algumas dificuldades de liquidez e de acumulação de stocks não vendidos pelos revendedores, particularmente desde a abertura do capital em 2018.
A empresa anunciou, no mês passado, que pode precisar de financiamento adicional, mesmo depois após uma injeção de capital de 536 milhões de libras protagonizada por um grupo liderado pelo investidor canadiano Lawrence Stroll.
Neste contexto, a emissão de novas ações surge no âmbito da necessária injeção de capital e que deve fechar já esta segunda-feira, e onde será diluída a participação da Bertarelli, de cerca de 0,7%.
Bertarelli ainda não comentou esta operação.





