Holding da empresária Sara do Ó reforça estrutura acionista com Luís Palma da Graça para acelerar investimento em PME

A Ó Capital, holding fundada por Sara do Ó, anunciou a entrada de Luís Palma da Graça como novo sócio, reforçando a sua estrutura acionista e posicionamento estratégico enquanto investidor dedicado ao crescimento das micro e pequenas empresas portuguesas.

André Manuel Mendes
Julho 31, 2025
11:31

A Ó Capital, holding fundada por Sara do Ó, anunciou a entrada de Luís Palma da Graça como novo sócio, reforçando a sua estrutura acionista e posicionamento estratégico enquanto investidor dedicado ao crescimento das micro e pequenas empresas portuguesas.

Com mais de 30 anos de experiência em cargos executivos, administração, fusões e aquisições (M&A) e empreendedorismo, Luís Palma da Graça traz para o grupo uma vasta bagagem no setor empresarial. Cofundador da Vallis Capital Partners, sociedade de private equity com atuação em Portugal e Espanha, Palma da Graça foi responsável pelo lançamento de vários fundos de investimento focados em PME.

A entrada do novo acionista alinha-se com o objetivo da Ó Capital de atuar num segmento do mercado onde os fundos tradicionais de capital de risco raramente investem, devido à reduzida dimensão e ao estágio de desenvolvimento inicial destas empresas. A holding acredita que há uma oportunidade única para criar valor neste ecossistema, através de uma abordagem profissional, estruturada e de longo prazo.

Atualmente com 25 empresas no portefólio — incluindo o Grupo Your e a DFK — a Ó Capital pretende ser uma plataforma de aceleração para negócios emergentes, com uma visão clara de ajudar microempresas a tornarem-se pequenas, pequenas a passarem a médias, e médias a crescerem para grandes, através de estratégias de crescimento orgânico ou de consolidação (buy-and-build).

“A entrada de Luís Palma da Graça na nossa estrutura acionista reforça a capacidade do grupo enquanto investidor e parceiro do crescimento das Micro e Pequenas Empresas nacionais. A sua visão estratégica e vasta experiência são de grande relevância para esta nova fase de crescimento da atividade da Ó Capital”, afirma Sara do Ó.

“O ecossistema empresarial português carece de investidores com foco no crescimento estruturado das Micro e Pequenas Empresas nacionais. Este é um espaço difícil, onde é preciso muita resiliência e capacidade de agregar valor pois a pequena dimensão das empresas e a cultura empresarial pouca aberta à partilha acionista torna o crescimento mais lento e pouco atrativo para os investidores. A Ó Capital distingue-se precisamente por uma visão contrária, olhando para as dificuldades destas Micro e Pequenas Empresas como uma oportunidade, preparando-as para ganharem cada vez mais escala. É um privilégio integrar este projeto e contribuir para a missão da Ó Capital em criar valor neste espaço que representa a esmagadora maioria da nossa economia ‘real’”, diz Luís Palma da Graça.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.