pub

Hoje é noite de Lua Azul. Fenómeno astronómico só se repete em 2023

Pela primeira vez desde 1994, a Lua Azul irá coincidir com o Halloween. Esta noite, quem olhar para o céu irá deparar-se com um fenómeno astronómico que apenas pode ser testemunhado a cada dois anos e meio. Se se perder esta oportunidade, só será possível tentar de novo em 2023.

A Lua Azul deverá poder ser observada em quase todo o Mundo, segundo indica o jornal El Economista, adiantando ainda a justificação para esta designação. De acordo com a NASA, a Lua Azul não recebe o seu nome devido à cor do satélite nesta noite em concreto, mas sim ao facto de ser a segunda lua cheia no mesmo mês – dando origem à expressão inglesa “once in a Blue Moon”.

Regra geral, os meses apenas têm uma lua cheia, sendo cada uma delas separada por 29 dias. Porém, como cada mês tem 30 ou 31 dias de duração, a cada dois anos e meio podemos encontrar uma segunda lua. 2020 torna-se, por isso, mais um ano de excepção, contando com 13 luas cheias em vez de apenas 12.

A NASA esclarece ainda que cada lua cheia que vemos no céu mensalmente é diferente, uma vez que a sua aparência vai sofrendo alterações devido à posição em que se encontra face à Terra e ao Sol. A cor, porém, é sempre branca.

pub

Comentários
Loading...