Hoje, às 11h15, a ‘Terra Treme’. Sabe o que fazer?

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza esta sexta-feira o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”, convidando a população a executar às 11h15 os três gestos de autoproteção: Baixar, proteger e aguardar.

O exercício “A Terra Treme” é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.

Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer “antes, durante e depois” de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar.

A ação desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11h15 de sexta-feira de forma individual ou coletiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar. Segundo a Proteção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.

Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal em Oeiras, na Escola Secundária Sebastião.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de proteção civil, agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção, assim como dinamizar a realização do exercício.

Os locais onde o exercício será realizado podem ser encontrados através do site oficial da iniciativa, onde também estarão presentes outras informações relativas ao exercício.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Guerra do streaming: consumidores dão oportunidade aos novos players
Automonitor
As ideias (brilhantes) da Skoda