Israel vai mostrar aos embaixadores de Espanha, Noruega e Irlanda um vídeo de sete mulheres israelitas raptadas pelo Hamas

Israel Katz ordenou que os embaixadores dos países em causa fossem convocados “imediatamente” para lhes mostrar “o horrível vídeo do sequestro para ilustrar a decisão distorcida que os seus Governos tomaram”

Francisco Laranjeira
Maio 22, 2024
14:19

Israel vai exibir aos embaixadores de Espanha, Noruega e Irlanda um vídeos de sete mulheres israelitas raptadas pelo Hamas. De acordo com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Israel Katz, “a história lembrará que Espanha, Noruega e Irlanda decidiram conceder uma medalha de ouro aos assassinos do Hamas que violaram meninas e queixaram bebés”.

Desta forma, Katz ordenou que os embaixadores dos países em causa fossem convocados “imediatamente” para lhes mostrar “o horrível vídeo do sequestro para ilustrar a decisão distorcida que os seus Governos tomaram”. “Israel não permanecerá calado sobre isso: sua medida terá sérias consequências”, refere.

De acordo com o jornal espanhol ‘ABC’, as famílias dos reféns israelitas consentiram a publicação de imagens inéditas do rapto de mulheres soldados pelo Hamas – tratam-se de sete mulheres pertencentes ao exército israelita, que serviam na base de Nahal Oz e que foram detidas a 7 de outubro último.

O centro de familiares de pessoas raptadas autorizou a divulgação destas imagens, que são “muito duras”, segundo as mesmas fontes. Na gravação é possível ver-se Liri Albag, Karina Ariev, Agam Berger, Daniella Gilboa e Naama Levy ensaguentadas e maltratadas. “Representa o tratamento violento, humilhante e degradante que as mulheres sofreram no dia do seu sequestro, refletindo o imenso medo visível nos seus olhos”, relatam as famílias.

Os pais de cinco mulheres soldados das Forças de Defesa de Israel (IDF) decidiram publicar o vídeo do sequestro esta quarta-feira.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.