Há uma razão curiosa para a Torre Eiffel aumentar 15 centímetros todos os verões

Estrutura de ferro forjado foi erguida por Gustave Eiffel para a exposição universal que comemorou o 100º aniversário da Revolução Francesa, em 1889

Francisco Laranjeira
Agosto 4, 2023
14:58

A Torre Eiffel, símbolo por excelência de Paris, é o monumento mais alto da capital francesa e visitado, todos os anos, por mais de 7 milhões de pessoas – é mesmo o monumento pago mais visitado do mundo e está localizado no final do Champ de Mars. Uma das suas principais características é a altura, que se estende por 300 metros. Por esse motivo, foi inicialmente chamada de Tour de 300 metros, embora tenha atingido 324 metros.

A estrutura de ferro forjado foi erguida por Gustave Eiffel para a exposição universal que comemorou o 100º aniversário da Revolução Francesa, em 1889. Pesando 7.300 toneladas, a torre tem uma das melhores vistas da capital parisiense. O que muitos turistas desconhecem é que este monumento tem alterações na sua altura e diminuições na sua parte vertical.

A Torre Eiffel começou a ser construída em 1887. O ferro foi escolhido para dar corpo a este monumento porque é dez vezes mais resistente do que a madeira e 20 vezes mais que a pedra. Assim, a torre é composta por 18.038 peças de ferro e tem um peso total de 10.100 toneladas – ao qual se juntam elevadores, lojas e antenas.

Mas, de acordo com o jornal ‘El Español’, a altura da Torre Eiffel, devido ao ferro forjado, varia de tamanho em aproximadamente 15 centímetros ao longo do ano. Na verdade, o que acontece é que cresce um pouco no calor – o ferro fundido não resiste a altas temperaturas, momento em que se expande. Já em baixas temperaturas, este material contrai-se.

E não é a única mudança que a torre sofre durante o verão: com esta elevação, o monumento inclina-se ligeiramente para o lado oposto do sol – que faz com que a torre fique desequilibrada, com os outros três lados permanecendo estáveis.

Estas mudanças mudanças no estado da Torre Eiffel não são alarmantes para a estrutura mas são consideradas naturais e pequenas para as dimensões do monumento. A Torre Eiffel tornou-se o edifício mais alto do mundo até 1931, quando foi ultrapassado pelo Empire State Building, com 381 metros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.