Há quintas de carbono a nascer na Europa. Será o segredo para salvar o Planeta?

A União Europeia ambiciona ser neutra em carbono dentro de 30 anos. Contudo, ainda não é clara a estratégia para atingir o obectivo proposto. A transição para uma mobilidade eléctrica é uma das soluções encontradas, mas será suficiente? Segundo adianta o Politico, há também outro segredo na manga.

Estão a nascer quintas de carbono um pouco por todo o Mundo e o Velho Continente não será excepção. Nestes espaços, agricultores recorrem a um conjunto de técnicas para captar e armazenar mais carbono no solo. De acordo com a mesma publicação, há já planos no sentido de recompensar financeiramente os profissionais que se dedicarem a esta actividade – países como Áustria ou Alemanha estão a testar sistemas de créditos, por exemplo.

O solo será o segundo maior depósito de carbono do Mundo, logo depois dos oceanos. Perto de 51 mil milhões de toneladas de CO2 encontram-se no solo de quintas e campos da União Europeia, o que contrasta com os quatro mil milhões de toneladas de CO2 emitidos anualmente pela comunidade.

O desafio dos agricultores passar por aumentar a capacidade dos seus solos de reter carbono nomeadamente através de adubos ou outro tipos de compostagem. Mudar as plantações também é uma abordagem possível.

Os resultados reais desta aposta ainda não são conhecidos, faltam dados para verificar o verdadeiro sucesso (ou não) das quintas de carbono. Contudo, os especialistas consideram que vale a pena testar.

pub

Comentários
Loading...