A Greenvolt Next, empresa do Grupo Greenvolt, vai avançar com a expansão da central solar da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em Carcavelos, elevando a capacidade instalada de 249 kWp para 928,32 kWp. O projeto prevê a instalação de mais 1.224 painéis fotovoltaicos e a integração de um sistema de baterias com capacidade de armazenamento de 210 kWh.
Com esta nova fase, a central solar da Nova SBE será dotada de uma solução integrada que combina produção e armazenamento de energia, permitindo guardar a eletricidade gerada durante o dia para utilização noturna ou em momentos de maior custo energético. Serão instaladas 50 baterias, cada uma com 4,2 kWh de capacidade.
Para João Manso Neto, CEO da Greenvolt, “este é um projeto que demonstra bem a potencialidade que a energia fotovoltaica oferece a todos os setores, incluindo o da educação. Esta solução, que alia a produção de energia solar com um sistema de armazenamento em baterias, colmata a ausência de produção no período noturno, permitindo ganhos em termos de eficiência de utilização da energia produzida ao longo do dia”.
Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE, diz que a instituição “está comprometida com a aceleração da transição energética, no seu propósito e compromisso com a sustentabilidade. Enquanto instituição de ensino de referência a nível internacional, estamos totalmente comprometidos com os objetivos da descarbonização. A solução que agora implementamos permite-nos além do incremento da nossa capacidade de produção fotovoltaica, armazenar a energia produzida em excesso para posterior utilização, e acelerar o nosso compromisso”
Com esta expansão, estima-se que a Nova SBE consiga evitar a emissão de cerca de 479 toneladas de CO₂ por ano, reforçando o seu posicionamento como instituição de ensino de referência a nível internacional, também no campo da sustentabilidade ambiental.














