Escolher um automóvel sustentável é agora mais fácil e transparente. A DECO PROteste, no seu compromisso de capacitar os consumidores, anuncia a reintrodução dos testes Green NCAP, agora com uma metodologia que integra a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para medir o impacto ambiental real dos automóveis.
Esta nova abordagem, da qual a DECO Proteste faz parte, vai além das emissões durante a condução. A ACV analisa a pegada ecológica de um carro desde a extração das matérias-primas até ao seu fabrico, passando pela energia gasta na produção e na sua utilização diária, até ao impacto do seu desmantelamento e reciclagem. O resultado é a mais completa e rigorosa classificação de sustentabilidade automóvel disponível no mercado.
Para inaugurar esta nova era de testes, já foram avaliados 12 veículos. Os resultados mostram que o Mini Cooper Elétrico, o Fiat 600e e o Citroën ë-C3 foram os primeiros a atingir a pontuação máxima de 5 estrelas, demonstrando um desempenho exemplar em todas as fases do seu ciclo de vida.

A grande novidade para o consumidor é a disponibilização de um simulador online do Green NCAP. Esta ferramenta permite comparar de forma simples e visual o desempenho ambiental de diferentes modelos, tornando-se um guia essencial para quem procura um carro novo e quer fazer uma escolha consciente e amiga do ambiente. O artigo detalhado com a análise dos resultados pode ser consultado no site da DECO PROteste.
O que é o Green NCAP?
A DECO PROteste ajudou a fundar o Green NCAP, um programa independente para avaliar o desempenho ambiental dos carros vendidos na Europa. Está para o desempenho ambiental como o Euro NCAP está para a segurança automóvel. A DECO PROteste é cofundadora do Euro NCAP, através da sua participação na International Consumer Research and Testing, que reúne mais de 30 parceiros na defesa do consumidor.
Hoje, marcas e consumidores reconhecem a força e a notoriedade do Euro NCAP na segurança automóvel. Quase 30 anos de testes de colisão depois, é um meio eficaz de pressão junto dos fabricantes. A criação do Green NCAP visa incentivar a indústria a produzir automóveis ainda mais eficientes do que mandam os atuais critérios legais.
Os testes do Green NCAP regressam em força. Na bateria mais recente, foram submetidos 12 modelos ao olhar atento dos técnicos, em busca dos mais amigos do ambiente. Durante o último ano, os especialistas do Green NCAP atualizaram os protocolos de teste.














