Um novo estudo da Capgemini mostra que três quartos (75%) das empresas afirmam que a open innovation, ou seja, a prática de colaborar com entidades externas como startups, universidades, entre outras instituições, é fundamental para responderem aos complexos desafios com que se defrontam atualmente.
De acordo com o último estudo do Research Institute da Capgemini intitulado ‘The Power of Open Minds – How open innovation offers benefits for all’, 71% das empresas inquiridas revelaram que planeiam aumentar o seu investimento em práticas de open innovation nos próximos dois anos, enquanto 28% adiantaram que pretendem manter o seu atual nível de investimento.
A Capgemini considera que as empresas precisam adotar uma abordagem colaborativa e disporem de um ecossistema de parceiros para melhorar as ofertas que já possuem, desenvolverem novas soluções, serviços e produtos, criarem modelos de negócio novos e para otimizarem os seus investimentos em I&D.
O estudo também revela que 83% das organizações encaram a Open Innovation como um fator crítico de sucesso para alcançarem as metas de sustentabilidade estabelecidas, e que 60% alcançaram níveis de eficiência operacional mais elevados, tornando-se mais ágeis e aumentando as suas receitas.
“O estudo da Capgemini mostra que, embora as empresas encarem a Open Innovation como um fator fundamental para a sustentabilidade e continuem a intensificar os seus investimentos nesta área, muitas ainda não estão satisfeitas com os resultados obtidos. Para alterarem esta situação e abordarem a inovação de uma forma mais ousada, as grandes empresas precisam agora de expandir o seu ecossistema de modo a incorporarem um conjunto mais variado e abrangente de parceiros”, afirma Pascal Brier, Chief Innovation Officer da Capgemini e Membro do Executive Committee do Grupo.
O estudo mostra ainda que três das cinco principais cidades onde as empresas planeiam investir em laboratórios de Open Innovation são europeias. Londres, Paris e Berlim são as cidades onde as empresas estão a planear fazer investimentos em laboratórios de Open Innovation nos próximos dois anos.
O estudo também conclui que a qualidade de vida/infraestrutura das cidades, o acesso a parceiros tecnológicos, bem como a clientes e fornecedores, são os principais fatores que levam as empresas a escolherem os locais onde devem investir em laboratórios de Open Innovation.












