pub

Governo quer ‘fechar’ concelhos nos dois fins-de-semana alargados de dezembro

O Governo vai ouvir esta quinta-feira os epidemiologistas na reunião do Infarmed para decidir se são aplicadas regras mais duras aos concelhos com maior incidência do vírus. Uma das medidas que está em cima da mesa é endurecer o controlo da circulação entre concelhos em todo o país para os fins-de-semana alargados dos feriados de 1 e 8 de dezembro, avança o Jornal de Notícias (JN).

O primeiro-ministro, António Costa, estará a ponderar o confinamento geral no país entre 28 de novembro e 13 de dezembro e proibir a circulação entre concelhos nas pontes de dezembro, segundo escreve o JN. O objetivo é evitar os encontros familiares e travar possíveis surtos de covid-19.

As exceções poderão abranger quem trabalha e estuda, salvaguardando-se ainda os direitos políticos, de modo a garantir a realização do congresso do PCP.

Em cima da mesa está ainda a eventualidade de antecipar em uma semana as férias escolares do Natal, com início a 18 de dezembro, para evitar que as aulas presenciais sejam canceladas.

Segundo o JN, as medidas podem ser aprovadas este sábado e vão depender daquilo que os epidemiologistas apontarem como cenários expectáveis da pandemia na reunião do Infarmed desta quinta-feira.

O atual estado de emergência termina às 23h59 de 23 de novembro. Para renovar por mais 15 dias este quadro legal para a adoção de medidas de contenção da covid-19, Marcelo Rebelo de Sousa tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República, processo que deverá decorrer até esta sexta.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...