Governo dá mais um dia para inscrições no pré-escolar e 1º ano

O Governo decidiu prolongar até amanhã, dia 1 de Julho, as incrições no pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo, devido aos constrangimentos verificados no Portal das Matrículas.

Em declarações à Executive Digest, o Ministério da Educação confirmou que «o Portal das Matrículas está em funcionamento, estando a ocorrer sistematicamente operações de robustecimento da operação», acrescentando que «há milhares de encarregados de educação a tentar matricular os seus educandos, ou seja, para lá do Pré-Escolar e do 1.º ano», cujo prazo terminaria hoje.

No caso do 1.º ano, «as matrículas já foram efectuadas pela quase totalidade dos encarregados de educação (EE) e no Pré-escolar, de manhã, já tinham efectuado a matrícula 94%», detalha a tutela. Já esta tarde, registou-se um pico de 40 mil transacções por segundo. «Em 4 de maio, o pico foi de menos de metade», aponta o Ministério da Educação.

No entanto, «para que todos os procedimentos possam concluir-se com tranquilidade, numa altura de excepção para todas as famílias, o Ministério da Educação prolonga o prazo por mais 24 horas», revelou a tutela.

Em 2019, segundo dados do Ministério da Educação, a maioria das matrículas (75%) foram feitas presencialmente, nas secretarias da escola, enquanto que, este ano, cerca de 85% foram realizadas online.

*Notícia actualizada com mais informação às 17:55

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...