Governo francês aprova aumento salarial de 183 euros para profissionais de saúde

O governo francês concordou em conceder um pacote de aumentos salariais no valor de 8,1 mil milhões de euros para os profissionais de saúde.

Simone Silva

O governo francês concordou em conceder um pacote de aumentos salariais no valor de 8,1 mil milhões de euros para os profissionais de saúde, agradecendo o seu papel no combate à Covid-19, segundo o ‘Le Monde’.

Os profissionais de saúde franceses vão assim receber cerca de 183 euros a mais do que anteriormente, seguindo um acordo que foi assinado na segunda-feira, depois de sete semanas de negociações difíceis.

O novo primeiro-ministro francês, Jean Castex, classificou a iniciativa como um «momento histórico para o nosso sistema de saúde», acrescentando também que «este é o primeiro reconhecimento daqueles que estiveram na linha de frente da luta contra a epidemia».

O responsável disse ainda, na cerimónia de assinatura, que a medida «é também uma maneira de recuperar o atraso» na aprovação final da decisão, assumindo ter a sua «parte de responsabilidade».

Os profissionais de saúde foram vistos como heróis durante o combate à pandemia, com demonstrações regulares de apreciação do público. Ainda assim, mais do que reconhecimento o sector exigia aumentos salariais e melhores condições de trabalho, através de diversas manifestações.

Agora, depois de sete semanas complicadas de negociações, o governo francês chegou finalmente a um acordo sobre os salários, num pacote de 7,6 mil milhões para enfermeiros, auxiliares, massagistas, fisioterapeutas, técnicos, administrativos, cuidadores, entre outros, que vão receber em média, mais 183 euros por mês, relativamente ao valor anterior.

Continue a ler após a publicidade

Este aumento salarial será realizado por fases: em Setembro será feito o pagamento de 90 euros e posteriormente, em Março de 2021, os profissionais recebem os restantes 93 euros. A medida aplica-se também ao sector privado.

Por sua vez, para os médicos do sector público está reservado um pacote de 450 milhões de euros, segundo o ‘Le Monde’. Com este acordo a compensação recebida pelos médicos vai subir de 490 euros para 1.010 euros, sendo também aqui pago por fases. O objectivo é evitar que os médicos passem para o sector privado.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.