Governo da Ucrânia publica lista de empresas previstas para privatização e liquidação

O governo ucraniano, presidido por Volodomyr Zelensky, divulgou esta sexta-feira a lista de empresas programadas para privatização e liquidação. O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, destacou a importância da campanha de privatização em larga escala, anunciando o seu início para setembro.

A empresa estatal Ukrspyrt, a State Investment Company, a Antonov Finance, a Universal Avia, a Polymetals e a Bread of Ukraine estão entre as empresas que serão transferidas para o Fundo de Propriedade do Estado para posterior privatização, revela a agência de notícias russa ‘Interfax’.

A lista do governo ucraniano inclui 420 empresas, das quais 355 são “conjuntos de ativos integrados de empresas estatais, instituições e organismos em liquidação ou reorganização, que serão transferidos para a gestão do Fundo Imobiliário do Estado”.

A mesma fonte revela que grande parte dessas 355 empresas são fábricas de etanol e centros regionais de investimento e desenvolvimento. As restantes sociedades serão transferidas para o Fundo Imobiliário do Estado.

No final de julho, o Conselho Supremo da Ucrânia, o Verkhovna Rada, aprovou uma lei de privatização atualizada, fazendo avançar a campanha de privatização do país e removendo qualquer incerteza sobre se a privatização poderia ocorrer durante o período da lei marcial na Ucrânia.



Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.