Governo britânico proíbe viagens entre Portugal e Reino Unido

O governo britânico proibiu esta quinta-feira as viagens entre Portugal e o Reino Unido devido à nova variante brasileira do coronavírus. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, na rede social Twitter.

“Tomei a decisão urgente de banir as chegadas da Argentina, Brasil, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela – de amanhã, 15 de janeiro às 4h da manhã, devido à nova variante no Brasil”.

“As viagens de Portugal para o Reino Unido também serão suspensas devido aos fortes laços de viagem com o Brasil – atuando como outra forma de reduzir o risco de importação de infeções. No entanto, existe uma isenção para os camionistas que viajam de Portugal (apenas), para permitir o transporte de bens essenciais”, acrescentou o ministro.

Assim, a exceção aplica-se apenas aos camionistas que viajam de Portugal para o Reino Unido e que transportam bens de primeira necessidade.

De acordo com o ministro do Transportes, Grant Shapp, esta medida “não se aplica a nacionais britânicos e irlandeses e a nacionais de países terceiros com direitos de residência”, no entanto, devem na mesma “autoisolar-se durante dez dias, juntamente com as suas famílias”.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tinha revelado na quarta-feira estar preocupado com uma nova estirpe originária do Brasil do SARS-CoV-2, e admitiu tomar medidas para impedir a sua entrada no Reino Unido.

A Fundação Oswaldo Cruz, o maior centro de investigação médica da América Latina, confirmou na terça-feira a identificação e circulação de uma nova estirpe do novo coronavírus originária do estado brasileiro do Amazonas.

Esta semana, o Ministério da Saúde do Brasil já tinha confirmado que o Japão identificou em quatro viajantes provenientes do Brasil a nova estirpe, que possui doze mutações, incluindo a mesma encontrada em variantes já identificadas no Reino Unido e África do Sul, o que implica um maior potencial de transmissão do vírus.

Ler Mais

Comentários
Loading...