Google anuncia compra da Looker por 2,3 mil milhões de euros

A Alphabet, empresa mãe da Google, vai comprar a empresa de big data e analytics Looker, por 2,3 mil milhões de euros (2,6 mil milhões de dólares). Esta é a primeira grande aquisição do novo CEO da Google Cloud, Thomas Kurian.

A Looker foi fundada em 2012 e tem sede em Santa Cruz, Califórnia, emprega cerca de 800 pessoas, arrecadou 249,5 milhões de euros (281 milhões de dólares) em capital de risco e foi avaliada em 1,4 mil milhões de euros (1,6 mil milhões de dólares) numa rodada de financiamento no ano passado.

Thomas Kurian disse à Reuters em entrevista que redobrar a aposta em analytics faz sentido, já que preenche as lacunas da sua unidade. Looker e a Google Cloud têm culturas semelhantes e partilham mais de 350 clientes, incluindo a Blue Apron Holdings e a Hearst Communications.

«Quando analisamos como ampliámos o nosso portefólio, [data e analytics] é um segmento em que somos fortes», aponta Thomas Kurian. Looker é «complementar e completa a nossa base de análise». O acordo também reflecte o plano do CEO da Google Cloud em conquistar clientes através de software especializado, enquanto que os rivais se concentram em ferramentas mais gerais. A Looker vai permitir que analistas e outros profissionais definam cálculos para itens como receita ou clientes de alto valor e visualizem as tendências dos dados sem escrever relatórios complicados. Falamos de ferramentas que concorrem com a Tableau Software, a Domo e o Power BI da Microsoft.

A Reuters avança ainda que o CEO da Looker, Frank Bien, deve ficar com o Google e reportar a Thomas Kurian. Esta é a maior aquisição da Google desde a Nest por 2,8 mil milhões de euros (3,2 mil milhões de dólares), em 2014.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Novo logo do Skype faz lembrar… o do Messenger
Automonitor
Aston Martin DB5 de 007 bate recorde por 5,7 milhões