Google anuncia compra da Looker por 2,3 mil milhões de euros

A Alphabet, empresa mãe da Google, vai comprar a empresa de big data e analytics Looker, por 2,3 mil milhões de euros (2,6 mil milhões de dólares). Esta é a primeira grande aquisição do novo CEO da Google Cloud, Thomas Kurian.

A Looker foi fundada em 2012 e tem sede em Santa Cruz, Califórnia, emprega cerca de 800 pessoas, arrecadou 249,5 milhões de euros (281 milhões de dólares) em capital de risco e foi avaliada em 1,4 mil milhões de euros (1,6 mil milhões de dólares) numa rodada de financiamento no ano passado.

Thomas Kurian disse à Reuters em entrevista que redobrar a aposta em analytics faz sentido, já que preenche as lacunas da sua unidade. Looker e a Google Cloud têm culturas semelhantes e partilham mais de 350 clientes, incluindo a Blue Apron Holdings e a Hearst Communications.

«Quando analisamos como ampliámos o nosso portefólio, [data e analytics] é um segmento em que somos fortes», aponta Thomas Kurian. Looker é «complementar e completa a nossa base de análise». O acordo também reflecte o plano do CEO da Google Cloud em conquistar clientes através de software especializado, enquanto que os rivais se concentram em ferramentas mais gerais. A Looker vai permitir que analistas e outros profissionais definam cálculos para itens como receita ou clientes de alto valor e visualizem as tendências dos dados sem escrever relatórios complicados. Falamos de ferramentas que concorrem com a Tableau Software, a Domo e o Power BI da Microsoft.

A Reuters avança ainda que o CEO da Looker, Frank Bien, deve ficar com o Google e reportar a Thomas Kurian. Esta é a maior aquisição da Google desde a Nest por 2,8 mil milhões de euros (3,2 mil milhões de dólares), em 2014.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Matrics quer revolucionar mercado do gaming em Portugal
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva