Gigantes europeus da energia unem as mãos para criar parque eólico offshore na Noruega

As gigantes europeias da energia Equinor, RWE Renewables e a Hydro REIN informaram hoje a imprensa de que apresentaram uma proposta a Oslo, de forma a desenvolverem  um “grande” parque eólico offshore localizado em Sørlige Nordsjø. O objetivo é aproveitar os recursos do Mar do Norte da Noruega, “um dos melhores recursos eólicos do mundo”.

“Este parque eólico pode desempenhar um papel fundamental na expansão do Mar do Norte como um centro de energia offshore e criar novas oportunidades industriais para a Noruega, tornando-a numa nação intimamente ligada ao negócio da energia”, pode ler-se no comunicado enviado hoje pela Equinor às redações.

Anteriormente conhecida como Statoil, o maior acionista da Equinor é o estado norueguês, um importante player na indústria do petróleo e do gás. A empresa também tem procurado diversificar o seu portfólio de forma a incluir as energias renováveis.

Para além deste projeto, a Equinor é uma das principais investidoras do Dogger Bank Wind Farm, um grande projeto eólico offshore na  Inglaterra.

Em junho de 2020, as autoridades norueguesas abriram duas áreas no Mar do Norte para licitação – a já mencionada Sørlige Nordsjø II e outra chamada Utsira Nord – para o desenvolvimento e exploração de energias renováveis. O concurso começou no dia 1 de janeiro de 2021.



Artigos relacionados
Comentários
Loading...