Gautam Adani bate recorde mundial ao ser o multimilionário a perder mais dinheiro numa semana

O magnata indiano de 58 anos, Gautam Adani, perdeu mais dinheiro esta semana do que qualquer outro multimilionário no mundo. Ao todo, o empresário perdeu mais de nove mil milhões de euros, com a queda das ações do grupo com o mesmo nome, para 56,16 mil milhões de euros, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires.

A reviravolta nas ações do grupo começou na segunda-feira, depois de o ‘Economic Times’ ter noticiado que o depositário nacional de títulos da Índia tinha congelado as contas de três fundos do magnata indiano, com sede no paraíso fiscal das Ilhas Maurícias, devido à falta de informações sobre os proprietários. Considerando a maior parte das participações do Albula Investment Fund, Cresta Fund e APMS Investment Fund, cerca de 4,6 mil milhões de euros são a soma do preço das ações de empresas do império de Adani que ficaram “bloqueadas”.

Embora o grupo Adani tenha classificado o relatório como “flagrantemente errado” e ter dito que tal foi “feito para enganar deliberadamente o mercado”, o comunicado não serviu de nada e vários investidores acabaram por vender as suas ações, com medo de que os seus títulos estivessem envolvidos em negócios pouco transparentes.

Atualmente, e segundo a Bloomberg, 90% dos ativos do império Adani estão sediados em regime offshore, nas Ilhas Maurícias.

Esta semana, as ações da Adani Green Energy, o ativo mais valioso do magnata, caíram 7,7% . Já a Adani Ports & Special Economic Zone sofreu um “trambolhão” de  23% em apenas quatro dias,  enquanto as Adani Power, a Adani Total Gas e a Adani Transmission sofreram uma queda de18%. A Adani Enterprises caiu quase 15%.



Comentários
Loading...