O Fundo Europeu de Defesa (FED) vai promover 54 projetos de desenvolvimento e investigação na área militar, alocando 1.031 milhões de euros, de acordo com a terceira convocatória correspondente a 2023, dos quais beneficiarão mais de 500 empresas do setor da Defesa da Europa.
O fundo, lançado em 2021 para promover a competitividade e a capacidade de inovação da Defesa europeia e contribuir para a autonomia estratégica da UE, vai mobilizar fundos para mais de 50 projetos com a participação de 581 empresas de 26 Estados-membros diferentes.
No total, vão ser destinados 265 milhões de euros para 30 iniciativas de investigação em Defesa, enquanto outros 766 milhões vão financiar 24 projetos de desenvolvimento de capacidades, seguindo regras para reservar um terço dos fundos para investigação.
Entre os projetos destaca-se o LACE, na utilização de lasers de pulso ultracurto de alta potência para a produção de novas cerâmicas transparentes, desenvolvendo novas classes de lasers, ou o STEALTH, na navegação autónoma sem satélite num espaço aéreo incerto ou hostil com veículos autónomos não tripulados.














