O Oaktree Capital Management, fundo de investimento dos EUA, assumiu o controlo do clube de futebol Inter de Milão, após o proprietário chinês do clube, o Suning Holding Group Co., não conseguir pagar um empréstimo substancial.
A notícia avançada pela ‘Bloomberg’ dá conta que o Oaktree assumiu oficialmente o controlo do Inter de Milão, após o grupo Suning não reembolsar uma dívida de 395 milhões de euros. Em comunicado enviado por e-mail, o Oaktree confirmou que a garantia do empréstimo incluía a participação majoritária no clube italiano.
“Como novos proprietários, reconhecemos nossa responsabilidade para com a comunidade, a história e o legado do Inter de Milão,” declarou Alejandro Cano, diretor administrativo do Oaktree Capital Management, acrescentando que o “foco inicial é a estabilidade operacional e financeira.”
O grupo Suning estava em negociações recentes com a Pacific Investment Management Co. (Pimco) para refinanciar a sua dívida, mas não conseguiu fechar um acordo antes do prazo do empréstimo do Oaktree, que venceu na terça-feira.
O Oaktree concedeu o empréstimo ao grupo chinês em 2021 para ajudar a sustentar as finanças do Inter de Milão durante a pandemia, quando os estádios estavam fechados ao público. Documentos a que a ‘Bloomberg’ teve acesso, indicavam que, em caso de inadimplência, os credores poderiam exercer os seus direitos sobre as garantias imediatamente e sem aviso prévio.
O Inter de Milão é um dos clubes de futebol mais prestigiados da Europa, tendo vencido a Serie A da liga italiana esta temporada e terminado como vice-campeão da Liga dos Campeões da UEFA no ano passado.
O Inter ainda enfrenta desafios financeiros, incluindo 415 milhões de euros em títulos de alto rendimento, com vencimento no início de 2027. Esses títulos são emitidos pela Inter Media and Communication SpA, uma unidade que detém os direitos de transmissão e patrocínio do clube.
Esta aquisição não é inédita no futebol de Milão. Em 2018, a Elliott Management assumiu o controlo do AC Milan, trocando a dívida por capital do clube, após o proprietário anterior falhar em cumprir suas obrigações financeiras.














