A Fundação EDP vai voltar a apoiar a transição energética no setor social através do programa Mobilidade Solidária, cuja nova edição arranca em setembro de 2025.
O objetivo é ajudar entidades sociais sem fins lucrativos na aquisição ou aluguer de veículos 100% elétricos, promovendo uma mobilidade mais sustentável e uma redução efetiva da pegada carbónica.
As candidaturas decorrem entre 8 e 21 de setembro e vão abranger organizações de Portugal e Espanha. Ao todo, o programa vai apoiar até 20 instituições, atribuindo 15 mil euros a cada uma para financiar a aquisição, aluguer, renting ou leasing de veículos elétricos. O apoio pode ainda ser usado para equipamentos complementares como carregadores, painéis solares ou cartões de carregamento.
“Com o programa Mobilidade Solidária reforçamos o nosso compromisso em apoiar uma transição energética justa no setor social. Queremos impulsionar as instituições sociais a adotar soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes, que maximizem o impacto social e ambiental da sua atividade, contribuindo para a redução significativa das emissões de CO2 e para uma maior poupança energética”, aponta Martim Salgado, Social Impact Coordination Office Social & Foundations da EDP.
O programa insere-se na estratégia da Fundação EDP para uma transição energética justa, reforçando o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a inovação no setor social.
Na sua primeira edição em Portugal, o Mobilidade Solidária permitiu apoiar 19 viaturas elétricas distribuídas por nove concelhos e beneficiou cerca de quatro mil pessoas. Os vencedores da nova edição serão conhecidos em novembro.














