Fumo dos incêndios na Grécia já é visível a partir do espaço, mostram imagens de satélite

Há mais de uma semana que os incêndios não dão tréguas na Grécia, com os esforços e preocupações a concentrarem-se agora mais nas ilhas de Rodes, Corfu e Eubeia.

Pedro Gonçalves
Julho 25, 2023
13:57

Há mais de uma semana que os incêndios não dão tréguas na Grécia, com os esforços e preocupações a concentrarem-se agora mais nas ilhas de Rodes, Corfu e Eubeia.

A devastação continua, à medida que são consumidos mais e mais hectares de floresta mediterrânica, e imagens de satélite já mostram a dimensão dos fogos, visíveis a partir do espaço.

Saltam à vista as densas colunas de fumo que são captadas por vários aparelhos de acompanhamento meteorológico, e se levantam ao longo de centenas de quilómetros.

O Copernicus, serviço meteorológico da UE, em cooperação com a Agência Espacial Europeia, revelou imagens de Rodes, onde as chamas já levaram a retirar 32 mil turistas da ilha, na “maior operação deste tipo alguma vez realizada na Grécia”.

Nas imagens do satélite Sentinel-3 é possível ver o laranja das chamas, perto do centro da ilha, e a coluna de fumo cinzento.

“Embora não sejam raros incêndios no sul da Europa, o que é pouco comum nos incêndios de Rodes é a intensidade e velocidade com que se espalharam”; indica à AFP Douglas Kelly, investigador do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido.

A situação é também grave, e visível em imagens de satélite, na ilha de Corfu, a sul da Albânia, com o incêndio a obrigar a retirar 2500 habitantes e turistas, durante a noute de segunda-feira.

Um vídeo da Estação espacial Internacional, focado na Terra, captou os vários fogos que lavram em território grego que, até ao momento, não fizeram vítimas mortais.

Recorde-se que a Grécia tem sido afetada pela onda de calor que varreu o sul da Europa, e regista temperaturas muito altas para esta altura do ano. Sem atingir o máximo de sempre de 48ºC, este fim de semana já foram registados 46,4ºC em Gythio.

É expectável, segundo a agência meteorológica grega que a onda de calor volte a sentir-se com maior intensidade a partir de quarta-feira, com temperaturas que podem chegar aos 44ºC.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.