Há mais de uma semana que os incêndios não dão tréguas na Grécia, com os esforços e preocupações a concentrarem-se agora mais nas ilhas de Rodes, Corfu e Eubeia.
A devastação continua, à medida que são consumidos mais e mais hectares de floresta mediterrânica, e imagens de satélite já mostram a dimensão dos fogos, visíveis a partir do espaço.
Saltam à vista as densas colunas de fumo que são captadas por vários aparelhos de acompanhamento meteorológico, e se levantam ao longo de centenas de quilómetros.
O Copernicus, serviço meteorológico da UE, em cooperação com a Agência Espacial Europeia, revelou imagens de Rodes, onde as chamas já levaram a retirar 32 mil turistas da ilha, na “maior operação deste tipo alguma vez realizada na Grécia”.
Nas imagens do satélite Sentinel-3 é possível ver o laranja das chamas, perto do centro da ilha, e a coluna de fumo cinzento.
The wildfires in #Ροδος🇬🇷 are among hundreds to have broken out across #Greece recently
The country has been enduring scorching temperatures, making this July its hottest in 50 years
Yesterday, #Copernicus #Sentinel3🇪🇺🛰️captured this image of the smoke plume drifting south pic.twitter.com/P2mKNLWMGs
— Copernicus EU (@CopernicusEU) July 24, 2023
“Embora não sejam raros incêndios no sul da Europa, o que é pouco comum nos incêndios de Rodes é a intensidade e velocidade com que se espalharam”; indica à AFP Douglas Kelly, investigador do Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido.
A situação é também grave, e visível em imagens de satélite, na ilha de Corfu, a sul da Albânia, com o incêndio a obrigar a retirar 2500 habitantes e turistas, durante a noute de segunda-feira.
The catastrophic fires in #Rhodes are clearly visible from space here, as #MTGI1 observed their resulting large smoke plumes on Saturday.
Please note: this is preliminary commissioning data. pic.twitter.com/fY9aJAiWUq— EUMETSAT (@eumetsat) July 24, 2023
Um vídeo da Estação espacial Internacional, focado na Terra, captou os vários fogos que lavram em território grego que, até ao momento, não fizeram vítimas mortais.
Wildfires over Greece – visible from the @Space_Station. The City of Athens is bottom/center frame at 35s.
Jul 23, 2023 17:49 EEST pic.twitter.com/ql5iWz4tfs— ISS Above (@ISSAboveYou) July 23, 2023
Recorde-se que a Grécia tem sido afetada pela onda de calor que varreu o sul da Europa, e regista temperaturas muito altas para esta altura do ano. Sem atingir o máximo de sempre de 48ºC, este fim de semana já foram registados 46,4ºC em Gythio.
É expectável, segundo a agência meteorológica grega que a onda de calor volte a sentir-se com maior intensidade a partir de quarta-feira, com temperaturas que podem chegar aos 44ºC.














