‘Fumo branco’. Reino Unido e Japão aceleram para ter acordo comercial preliminar ainda este mês

O Reino Unido e o Japão chegaram a um acordo sobre a grande maioria das questões que consubstanciam o futuro compromisso comercial bilateral pós-Brexit, estando agora em condições de acelerar as negociações, disse o ministro das Relações Exteriores do Japão, esta sexta-feira.

“Acordámos em acelerar as negociações com o objetivo de chegar a um acordo preliminar até ao final de agosto”, disse Toshimitsu Motegi, que está em Londres para as conversações, citado pela ‘Reuters’.

Segundo já havia avançado o ‘Financial Times’, existe uma forte expectativa em Londres sobre os contornos com que ficarão as trocas agrícolas, sobretudo as que se prendem com a carne, nestas negociações.

O Japão é um grande investidor na indústria britânica, especialmente em equipamentos eletrónicos de consumo e produção automóvel.

O valor total do comércio bilateral em 2019 foi de 31,6 biliões de libras (mais de 35 mil milhões de euros), de acordo com dados das autoridades britânicas.

O Reino Unido, que formalmente deixou a União Europeia em janeiro último, tem um acordo de transição sem operar mudanças até 31 de dezembro, mas ainda procura obter um acordo que se baseie no acordo UE-Japão de 2019.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...