Fraudes por MB Way aumentam 6% em 2024: Aumento das burlas e queda nas detenções preocupam autoridades

O número de queixas relacionadas a burlas através da aplicação MB Way aumentou 6% em 2024, totalizando 4.467 queixas, conforme dados divulgados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Executive Digest

O número de queixas relacionadas a burlas através da aplicação MB Way aumentou 6% em 2024, totalizando 4.467 queixas, conforme dados divulgados pela Polícia de Segurança Pública (PSP) e pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

A GNR foi responsável pela maior parte dessas denúncias, com 3.303 ocorrências, o que representa um aumento de 25% em comparação com o ano anterior. Essas denúncias incluem não apenas burlas diretas, mas também crimes realizados por meio de sites e aplicações informáticas, com transações realizadas via MB Way, revela o ‘DN’.

Os dados da GNR indicam um aumento de 409% nas queixas desde 2019, com 2024 sendo o ano com o maior número de denúncias. No entanto, as detenções relacionadas a essas burlas diminuíram drasticamente, com apenas uma detenção registada em 2024, contrastando com os 12 casos de detenção em 2020. O aumento das burlas ocorre principalmente nos distritos de Porto, Lisboa, Aveiro e Setúbal, áreas onde este tipo de crime tem se intensificado nos últimos anos.

Por outro lado, a PSP registou uma queda de 26% nas queixas em 2024, com 1.164 denúncias. As ocorrências mais frequentes ocorreram nos meses de maio, julho e setembro.

A maioria das burlas por MB Way ocorre em sites de vendas online, como OLX, Wallapop e CustoJusto.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.