Fraudes “disparam” na Black Friday. Que comportamentos devemos adotar?

Durante a Black Friday o comércio vê o número de transações crescer na ordem dos 30%, no entanto, tanto comerciantes como consumidores podem ser prejudicados em esquemas de fraudes. E que comportamentos podemos adotar para prevenir as burlas?

A Direção-Geral do Consumidor (DGC), tutelada pelo Ministério da Economia, já alertou os consumidores portugueses para terem atenção às compras que efetuam na Black Friday e Cyber Monday.

Um estudo da Kaspersky hoje divulgado mostrou um crescimento de fraudes em pagamentos, na ordem dos 208% só em setembro e outubro, “pelo que é expectável que este número cresça exponencialmente em alturas como a black friday ou o Natal” refere Telmo Santos, CEO da fintech euPago.

“Alturas de grande consumo, como a Black Friday ou o Natal, são propícias ao aparecimento de novas fraudes e burlas, porque as pessoas estão mais suscetíveis de acreditar no fantástico”, acrescenta Telmo Santos.

Então, e quais são as fraudes mais comuns e como podemos evitá-las?

 

Cuidado com os sites e-commerce falsos, clones de grandes marcas

Utilize sites conhecidos ou que usem o protocolo https. Verifique o endereço e não confie em páginas que direcionam a compra para outros sites.

 

Phishing

Muitas vezes recebemos links com promoções ou descontos imperdíveis, no entanto, não carregue nesses links, com um simples clique está a entregar os seus dados pessoais. Normalmente estes são veiculados através de e-mail, SMS, aplicações de mensagens, como WhatsApp, Messenger, entre outros.

 

Atenção aos perfis falsos

Muitos perfis falsos das redes sociais investem em publicidade digital.  Tenha atenção e não preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.

 

Não use computadores públicos

Evite usar computadores públicos para fazer compras e inserir dados bancários, opte sempre pelo seu computador pessoal e tenha o antivírus atualizado.

 

Promoções “Bombásticas” podem ser fraude

Promoções cujos preços sejam abaixo do preço das marcas podem ser fraude. Confirme sempre o produto real e analise os descontos.

 

Política de devoluções

Verifique se o site tem um canal de relacionamento, com política de reembolso e cancelamento, e que são disponibilizadas de forma clara rápida.

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