«Fora Bolsonaro!». Brasileiros em quarentena protestam das janelas

São vários os cidadãos brasileiros em quarentena, que durante a última semana se têm manifestado contra o seu presidente, Jair Bolsonaro, através de gritos que ecoam pelas janelas, dizendo «Fora Bolsonaro!», de acordo com o ‘The Guardian’.

Para além dos gritos, vários brasileiros utilizaram colheres de pau para bater em panelas e frigideiras, manifestando o seu descontentamento contra o presidente do Brasil. Estas foram as soluções encontradas pelos cidadãos para o protesto, uma vez que devido à quarentena obrigatória, se encontram impedidos de sair às ruas.

«Não podemos continuar a aceitar uma pessoa assim como presidente», disse Wilma Dutra de Oliveira, professora de línguas do Leblon, um bairro no sul do Rio de Janeiro, citada pelo ‘The Guardian’.

Os protestos foram desencadeados pela resposta de Bolsonaro à pandemia de Covid-19, visto que o presidente tem desvalorizado a crise dizendo que não passa de «um truque dos media».

Para além disso Bolsonaro participou em manifestações no meio da população, nas ruas do Brasil, no momento em que o surto começava a afectar o país, contrariando as recomendações das autoridades de saúde, para que ficasse em casa, depois de ter sido exposto ao vírus, numa viagem aos Estados Unidos.

«O que eu sinto é que a cadeira presidencial está vazia. Que não temos presidente, temos alguém que não sabe o que está a fazer», afirma Wilma Oliveira citada pelo ‘The Guardian’.

Já o escritor brasileiro, Mauro Ventura, considera que apesar da pandemia de Covid-19 ser a causa imediata para o descontentamento da população, as verdadeiras razões vão muito para além do vírus.

«O mais imediato é o coronavírus, mas existem questões maiores e mais profundas em causa, que passam exactamente pela forma como (Bolsonaro) está a liderar este país», afirmou citado pelo ‘The Guardian’.

Wilma Oliveira não espera que os actuais protestos tragam alguma mudança imediata, ainda assim considera que é «terapêutico e reconfortante», juntar-se às ‘manifestações de panelas’, devido à situação que o país atravessa actualmente com a pandemia de Covid-19, que já conta com cerca de 2700 casos de infecção e quase 50 mortes.

Ler Mais
Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações