Florença “é uma prostituta”: diretora de museu alerta para turismo descontrolado na cidade italiana

Cecilie Hollberg, diretora da ‘Galleria dell’Accademia’, viria a retratar-se das palavras utilizadas

Francisco Laranjeira
Janeiro 30, 2024
16:31

O turismo de massa transformou Florença (Itália) numa “prostituta”: a declaração de Cecilie Hollberg, diretora da ‘Galleria dell’Accademia’, onde fica a estátua de ‘David’, de Michelangelo, provocou uma onda de indignação entre políticos, incluindo o ministro da Cultura italiano.

“Quando uma cidade se torna uma prostituta, é difícil voltar a ser virgem”, indicou a responsável pelo museu. “Florença é muito bonita e gostaria que voltasse aos seus cidadãos e não fosse esmagada pelo turismo”, acrescentou a historiadora alemã, que deixou ainda queixas sobre a falta de lojas normais nas ruas repletas de souvenirs. Mas “já é tarde demais”, afirmou, segundo o diário ‘La Repubblica’, alertando que se não houvesse um travão “absoluto” nos números, “não vejo mais esperança”.

Mais tarde, a galeria emitiu um comunicado no qual Hollberg pediu desculpas “por ter usado palavras erradas” sobre “uma cidade que amo”. “O que eu quis dizer é que Florença deve ser uma testemunha para toda a Itália de um turismo cada vez mais consciente, e não de um turismo de atropelamento e fuga”, salientou.

No entanto, as reações foram adversas: o ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano, indicou que as suas palavras eram “sérias e ofensivas” para Florença e toda a Itália e ameaçou tomar medidas, dizendo que iria “avaliar todas as iniciativas apropriadas” ao abrigo da legislação atual.

Também a vice-autarca de Florença, Alessia Bettini, opinou contra Hollberg, dizendo que se a cidade fosse uma prostituta, “serão então os florentinos filhos de uma prostituta e os turistas clientes de uma prostituta?”

A diretora da galeria é a mais recente figura em Itália a expressar preocupação com o impacto do turismo descontrolado, particularmente em cidades como Florença – onde o centro histórico está repleto de multidões durante grande parte do ano – e Veneza.

Depois de a organização cultural da ONU ter alertado que poderia perder o seu precioso estatuto de património, Veneza anunciou no ano passado planos para testar um esquema de bilhetes para tentar controlar os números, que começa em abril.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.